quinta-feira, 17 de março de 2011

HOMENAGEM A UM FIEL E FANÁTICO TORCEDOR

RUSSÃO DA FOLGADA( UMA LENDA VIVA)






João da Silva Faria, o ‘Russão’, 62 anos de idade, estofador de móveis por profissão, é um dos mais conhecidos torcedores botafoguenses, tendo fundado a extinta Torcida Folgada, que mais tarde acrescentou à sua designação o apelido do fundador.

Russão começou por se destacar em 1965 ao fundar, na geral do Maracanã, aos 18 anos de idade, a torcida Fogo-Duro. Tratava-se de uma torcida com botafoguenses pobres e fanáticos que, antes das 7 horas, pulavam o muro do estádio e permaneciam escondidos até à abertura do portão.

Foi então que Tolito, dono da mais famosa banca de jornais alvinegra do Rio de Janeiro, estimulou Russão a criar, em 1968, uma nova torcida, a organizada Fogo-Lito, mas já na arquibancada.

Entretanto, a figuraça loira e musculosa de Russão cruzou-se com a figuraça de Tarzan, quiçá o mais emblemático torcedor do Glorioso. Ambos viveram em grande camaradagem na torcida organizada até 1974, quando Tarzan resolveu regressar a Belo Horizonte, nomeando Celso, diretor da bateria, como líder da torcida. Porém, a barra era pesada demais para Celso, que passou a liderança a Russão.

Tudo correu normalmente até 1978, quando Tarzan decidiu voltar ao Rio e retomar a liderança da torcida organizada. Na disputa, Russão venceu, mas a torcida ficou dividida e Russão acabou por passar a liderança a ‘Barriga’ dois anos depois.


Porém, Russão não parou por aí e, em Setembro de 1981, fundou a Torcida Folgada, mais tarde a Folgada do Russão, que chegou a integrar 800 sócios de carteirinha e a pagar mensalidades – foi o auge da liderança de Russão.

Em declarações à Revista Placar, na década de 1980, Russão declarou que não guardava a menor mágoa de Tarzan: – “Com ele aprendi a ser mais Botafogo, a ser mais valente, fiel e a defender as nossas cores."

Entretanto, a Folgada do Russão acabou por ser extinta mais tarde, tal como outras torcidas do Glorioso.
Hoje Russão enfrenta sérios problemas de saúde, tendo até mesmo que amputar uma perna devido a diabetis, eu não tive a honra de conhecê-lo, mas escuto sempre dentro de casa em dias de jogos do FOGÃO meu pai dizer: ‘Època boa era época da FOLGADA, duvido que Russão ficasse quieto diante de tudo isso.”
ESTAMOS NA TORCIDA PARA QUE TUDO OCORRA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL PARA O RUSSÃO E QUE O BOTAFOGO NÃO O DESAMPARE,RETRIBUINDO AO MENOS UM POUCO DO TUDO QUE ELE FEZ PELO FOGÃO.
"RUSSÃO VC SERÁ NOSSO ETERNO FOLGADO!
             Força Russão!SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSE!

2 comentários:

  1. nossa! eu não conheço ele não, mas escuto sempre meu pai falar dele, o botafogo tem mesmo que amparar esse cara, porque ele é um ídolo dos torcedores mais velhos e acabou sendo um idolo nosso também( os jovens torcedores) esse blog tá de parabéns, meu pai quase chorou quando leu!
    postem mais coisas!

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos, gostaria de postar uma verdade sobre a Folgada... Ela não foi fundada pelo Russão, essa torcida foi fundada pelo meu pai o Leninho e alguns amigos. O Russão foi convidado pelo meu pai para tomar conta da torcida, ele só assistia os jogos na geral e meu pai viu esse cara e chamou ele pra torcida, caso queiram confirmar essa história é só perguntar ap próprio Russão, pergunte a ele sobre o Leninho e ele dirá a verdade!

    A Folgada foi fundada pelo Leninho e amigos e não pelo Russão!

    Ps. Meu pai e amigos NUNCA receberam nada do Botafogo, já o Russão... Deixa pra lá! Melhoras Russão!!!

    ResponderExcluir